Alstom e NG assinam acordo de cooperação para a fabricação e vendas de turbinas a vapor de reação no mercado brasileiro

RotorAlstom e NG assinaram um acordo de cooperação para abordar conjuntamente o mercado brasileiro de turbinas a vapor de reação de alto desempenho. Pelo acordo, a NG Metalúrgica vai fabricar e vender no Brasil as turbinas do tipo de reação de alta velocidade da linha GRT (Geared Reaction steam Turbine) da Alstom.

A Alstom irá partilhar toda a tecnologia necessária com a NG, contribuindo simultaneamente para determinados serviços de engenharia e componentes para as turbinas vendidas pela empresa brasileira.

“A vasta experiência de ambas as empresas irá facilitar uma rápida entrada no mercado em um momento em que o Brasil precisa urgentemente aumentar a sua capacidade de geração industrial de energia, principalmente da biomassa, como uma fonte confiável de energia elétrica”, disse Daniel Wahler, Vice-Presidente do setor de Turbinas Industriais a Vapor da Alstom.

O Brasil é um dos mercados mais dinâmicos do mundo para a geração de energia térmica à partir da biomassa, a maior parte dela sendo associada com a indústria de açúcar e etanol. O acesso da NG à família de turbinas GRT da Alstom representará aos clientes de turbinas a vapor do Brasil uma nova e altamente competitiva opção local.

“A combinação da avançada tecnologia das turbinas de reação da Alstom com a tradição da NG no mercado, sua base local e seu conhecimento das necessidades das indústrias de açúcar e etanol e de outros setores, irá criar valor máximo para os clientes que necessitam de energia eficiente e confiável para garantir a produção ininterrupta durante todo o período de safra ou durante longas jornadas de funcionamento das suas plantas industriais”, disse Giovanni Gobbin, Diretor Geral de Operações da NG.

De acordo com a GlobalData (www.globaldata.com), a capacidade de geração de energia de biomassa instalada no Brasil passará de 11,5 GW em 2013 para uma estimativa de 17 GW até 2018, quando o Brasil se tornará será líder no mercado de energia de biomassa do mundo.

A nova capacidade de geração de energia à partir da biomassa servirá para compensar a redução da produção de muitas usinas hidrelétricas, pelas dificuldades advindas das precipitações de chuva abaixo da média nos últimos anos, como também a geração intermitente do Brasil de mais de 7 GW da energia eólica.

Sobre a Alstom

A Alstom é líder mundial no setor de geração e transmissão de energia e de infraestrutura ferroviária, e é a vanguarda das tecnologias inovadoras e amigáveis ​​ao meio ambiente. A Alstom constrói o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo, fornece soluções turn-key integradas para usinas de energia e serviços associados, para uma ampla variedade de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, a gás, carvão e eólica, e oferece uma ampla gama de soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo emprega 93.000 pessoas em mais de 100 países. Ela teve vendas de mais de € 20 bilhões em 2014 e tem um carteira de pedidos, do período de 2013/2014, de mais de € 21,5 bilhões.